UM QUEBRANTADO CORAÇÃO



“...a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”  Salmos 51:17
                Temos a oportunidade de encontrar na Bíblia inúmeros versículos que mencionam sobre os nossos sentimentos em relação a DEUS; expressões como alegria do SENHOR, paz que excede o entendimento... são exemplos claros de como DEUS se preocupa em nos guardar em todos os aspectos. O SENHOR Jesus traz vida ao nosso espírito, regenera nosso corpo e cura os nossos sentimentos, nos tornando plenamente livres.
                O texto no Salmo 51 escrito pelo rei Davi revela um coração preocupado e angustiado pelo sentimento de culpa por saber que pecou e não agradou a DEUS. É insuportável saber que alguém que você ama intensamente está decepcionado com suas ações. É desta forma que Davi transparece, os seus sentimentos, quando encontrou-se impuro, separado da comunhão do SENHOR,  sentia-se desprezível porque ele pecou, desagradou a DEUS. Os nossos pecados nos separam do SENHOR.  Infelizmente, o pecado é atrativo, porém ilusório; a sensação de plenitude, de contentamento é fugaz, em seguida vem o desprezo e a angústia, tais sentimentos não é o que DEUS deseja ver em nossos corações.
                Somos feitos da junção de dois elementos, mencionados na Bíblia no livro de Gênesis, somos feitos do pó da terra e do fôlego de DEUS; por nós mesmos não podemos ser completos, a necessidade da comunhão com o SENHOR já faz parte da nossa natureza, tornou-se uma condição natural da nossa existência. E mesmo aqueles que não vivem na presença do SENHOR, buscam de alguma forma preencher o espaço destinado a ELE. O fôlego de DEUS em nossas vidas nos faz depender exclusivamente DELE.
                A perfeição do amor de DEUS é tão sublime que mesmo na condição de pecadores lá do céu o SENHOR DEUS olha para a humanidade a fim de ver se existe alguém que o busque, se existe uma só pessoa que deseje a sua presença (Salmo 14:2). E sendo mais específico nesta busca o Salmo 51 revela o tipo de pessoa que DEUS procura: aquele que tem o coração QUEBRANTADO.
                Pode ser que você já tenha ouvido a palavra “QUEBRANTADO” e até hoje não tenha dado conta do significado. Quebrantado é aquele que está quebrado, sem forças, debilitado. DEUS procura um coração assim: quebrado, sem forças em si mesmo. Um coração que esteja disposto a ser reconstruído. Um coração desarmado, vazio do orgulho, da vaidade, da religiosidade. O propósito de DEUS é ser entronizado em cada coração como ELE realmente é: SENHOR! Para isso, ELE não pode ser SENHOR de um coração que já está ocupado.
                Hoje em dia DEUS está sendo negociado como uma mercadoria.  ELE está sendo vendido todos os dias, sendo moeda de troca ou prestação de serviço. Estão negociando nossa fé, negociando nossa dependência com nosso DEUS. Estão tentando substituir nosso fôlego de vida por um modismo. Entretanto, o desafio que o salmista propõe é que Cristo seja a nossa recompensa e merecedor de toda a nossa devoção, não por aquilo que ELE poderá nos dar, mas pelo que ELE é.
                Talvez nossa maior preocupação seja: O que eu vou ganhar com isso? Cristo é suficiente, Ele não é um objeto da sorte para alguém se apoiar, ELE é a luz, a palavra, o orientador, aquele que nos vê. O coração quebrantado é o que ELE deseja ver em nós, para que assim ELE possa ser o CENTRO de todas as coisas. Menos futilidade, mais compromisso; menos “a minha vontade”, mais “O TEU QUERER”.
                O coração quebrantado é o comportamento descrito na Bíblia como agradável ao SENHOR, além disso, representa também o comportamento que chama a atenção do MESTRE, e por isso ELE não despreza. É chegado o tempo de apresentar a DEUS este coração quebrantado... de conhecermos ao SENHOR... deixar de lado a mediocridade do evangelho vivido apenas da boca para fora. Chegou a hora de viver a cruz de CRISTO em nós. Apresentar a DEUS um coração vazio, disposto a ser preenchido com a glória do SENHOR.
                 O que queremos em 2014 é que a Juventude Batista Nacional seja sensível a voz do Espírito Santo, que busque realizar em nosso meio um avivamento completo, mudando radicalmente o nosso viver. Já é hora de assumirmos o nosso lugar no mundo; já é tempo de ousarmos na fé e confrontar o pecado com a presença de DEUS em nós. Mas para isso é necessário esvaziar de nós mesmos e dizer ao SENHOR: Eis-nos aqui, com um coração quebrantado, usa-nos!

Pela Liderança da JUBAN BAHIA
Autora: Raquel Valadares