------------------------------> PROJETO ORAI <-------------------------------


_________________________________________________


Projeto ORAI
(Oração, Renúncia, Adoração e Intercessão).


                                                                     CONVOCAÇÃO

Eu, Pastor Nei, no uso de minhas atribuições como Coordenador Estadual da Juventude Batista Nacional no Estado da Bahia, convoco a toda liderança e juventude para se unirem em espírito de humildade, todos com o mesmo desejo explícito em Oração, Renúncia, Adoração e Intercessão, pedindo por um despertamento espiritual entre nossa juventude. Uma tomada de posição diante do Altar do Senhor, começando pelas lideranças e espalhando-se pelos liderados. Um avivamento espiritual pelo caminho da oração, com corações submissos, abrasados de santo desejo de ver o Senhor operar em nosso meio.


Querida Juventude, Líderes e Pastores.

Graça e Paz.


Nós, Convenção Batista Nacional, nascemos como instituição, fruto de um momento singular na história da Igreja Brasileira, conhecido como Movimento de Renovação Espiritual.



TRAJETÓRIA BÍBLICA


Seguindo a trajetória Bíblica: Joel profetizou, Habacuque clamou, Jesus renovou a promessa do Pai e Pentecostes aconteceu. Durante a história da Igreja homens e mulheres inquietados pelo Espírito Santo mobilizaram-se em oração e súplica por um reavivamento em suas vidas, cidades e nações. 


NA HISTÓRIA DA IGREJA


Os pietistas, moravianos, puritanos, Finney, Wesley, Whitifield, Spurgeon, William Seymour e Rosalee Appleby são exemplos de movimentos e pessoas que não deixaram cair no esquecimento a promessa de Deus feita através de Joel no Capítulo 2, versículos 28 a 30.


EM DÉCADAS PASSADAS


Por volta de 1960, a pátria Brasileira, mais especificamente as Igrejas Históricas, foram sacudidas por um poderoso reavivamento. José Rêgo do Nascimento, Enéas Tognini e

Rosivaldo de Araújo foram os maiores expoentes no meio Batista.


NO NOSSO TEMPO


Em Julho de 2007 estivemos em Brasília-DF, nas comemorações dos 40 anos da Convenção Batista Nacional. Já temos uma história. Homens e mulheres pagaram um preço muito alto para nós chegarmos onde estamos: foram expulsos de suas igrejas e convenções, taxados de hereges, repudiados e traídos.

Em 2013 a CBN no Estado da Bahia completa 40 anos de serviço, missões e levantando a bandeira da Renovação Espiritual em terras baianas.


TEMPOS DIFÍCEIS


Estamos, de novo, vivendo um momento parecido com o momento que inquietou nossas “Colunas da Renovação”.  Naquele momento, idos dos anos 1950 e 1960, o que mais inquietava era a frieza espiritual em nossas igrejas e a indiferença aos Dons Espirituais.  Hoje em dia, isso ainda acontece e nos incomoda também. Há muitos crentes que perderam o primeiro amor e os dons espirituais começam a ser esquecidos em nosso meio. Mas, atualmente temos outros grandes desafios que nos levam ao joelho, que nos conduzem a Deus em fervorosa oração e súplica.


LÁ POR FORA


Segundo denúncia da Revista Ultimato, vemos aí por fora: A corrupção em todas as esferas do governo e da sociedade parece irreversível; A impunidade nos envergonha; Meninos e meninas praticam sexo até mesmo na casa dos pais; O divórcio está em alta (dados recentes apontam para um crescimento de 45%); No Brasil, Um milhão e duzentas mil adolescentes abortam por ano; Os homossexuais saíram do armário, organizam marchas, fazem strip-tease na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O escritor Fausto Wolff queixou-se de que queria ir ao teatro e verificou que “das 20 peças em cartaz, nove tratavam de homossexualismo”.  Para tornar compreensível e natural a prática homossexual, certo cientista italiano está defendendo a teoria de que a humanidade deve caminhar para o bissexualismo; Somos campeões mundiais do turismo sexual (cerca de cem mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil); A paixão pelo dinheiro parece irreversível (três pesquisas realizadas recentemente entre jovens americanos mostram que o maior objetivo na vida da maioria deles é “ficar rico”). Numa pesquisa feita nos Estados Unidos (com ganhadores de prêmios acima de 500 mil dólares), constatou-se que “passado o nível de euforia, a sensação de bem-estar volta ao seu estado normal, e depois até cai”. Outro estudo mostra que jovens de países em desenvolvimento são mais felizes do que os de países ricos; O tráfico de drogas parece irreversível; A Nova Era continua em alta – religiões orientais como o Hinduísmo e a Seicho-No-Ie estão crescendo no ocidente; A degradação do meio-ambiente é quase que irreparável. 


AQUI POR DENTRO

                E vemos aqui dentro: Escândalos sexuais e financeiros cometidos por líderes de igrejas; A Teologia da Prosperidade já se assenhorou da mente de líderes antes tão moderados e santos; Depois do brado “Está consumado” muitos ainda insistem em voltar às práticas judaicas em pleno tempo da graça; Cada vez mais estamos parecidos com o mundo em seus desejos, ambições e comportamento; há uma tolerância exagerada ao pecado entre nós, falta-nos verdadeiras conversões, poucos jovens se dispõem à obra missionária, os namoros são permissivos e avançados, os falsos mestres se proliferam, a integridade do caráter de muitos crentes é questionável, temos perdido o entendimento da Centralidade e Sublimidade de Cristo, precisamos resgatar o valor da doutrina bíblica para nossa fé e prática, precisamos atuar com compaixão na justiça social, o evangelismo cheio de amor pelos perdidos tem se arrefecido, dentre tantas outras mazelas.

                O AVISO DE DEUS

                Muitos se acomodam e dizem: “É o fim dos tempos, é assim mesmo”. Mas vejamos o que está escrito em Isaías 60:1-2: Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti”.       
     É hora de acordarmos do Sono! Precisamos já de um novo despertamento vindo dos céus!

                Ao mesmo tempo em que as trevas avançam, a Igreja de Cristo recebe da parte uma visitação poderosa, Sua glória, Sua luz vem sobre a Igreja. A noiva não é levada pela onda da secularização, mas deve ser separada, santa e imaculada no meio de uma geração perversa e corrompida.


ESTA É A NOSSA HORA


O Espírito de Deus tem nos inquietado para esta mobilização. Esta é a nossa hora!

Os discípulos foram avisados por Jesus: “Ficai em Jerusalém até que do Alto sejais revestidos de poder”. E ali eles permaneceram. Não sabiam quando a promessa iria se cumprir, mas ficaram clamando, jejuando, chorando e suplicando.

Depois da ascensão aos céus, Jesus envia o Espírito Santo sobre o grupo de 120 pessoas que estavam reunidas e veio sobre eles o poder do Espírito Santo e todos foram cheios Dele.

                Alguém já escreveu: “É próprio do Espírito inquietar. O Espírito Santo não se aquieta enquanto não inquieta. Ele gosta de mudar as coisas de lugar, de transformar repouso em movimento e rotina em novidade”


AMADA JUVENTUDE BATISTA NACIONAL DO ESTADO DA BAHIA

Deus tem um reavivamento para nossas vidas e Igrejas.

Vidas serão cheias do poder de Deus, pessoas serão salvas, haverá distribuição dos Dons Espirituais, santidade ao Senhor será o nosso lema e muitos serão chamados para ministérios.

Venha conosco e participe do PROJETO ORAI - MOBILIZAÇÃO ESTADUAL DE ORAÇÃO EM BUSCA DE AVIVAMENTO.


* ABAIXO, SUGERIMOS UMA PROGRAMAÇÃO PARA QUE VOCÊS SE BASEIEM

E NÃO COMO REGRA.

Dentro da realidade de sua igreja faça as modificações que julgar necessárias, porém, a ênfase deve ser a oração por avivamento e enchimento de Poder Espiritual com duração mínima de uma hora por encontro.


PROGRAMAÇÃO:


Quando acontecerá? De 06 de Abril a 06 de Julho de 2013.

Encerramento nos Congressos Regionais que acontecerão em Julho.

Quem deve participar? Toda igreja, porém especificamente a Juventude (jovens e adolescentes).

Para quê? Para Oração e Jejum, Renúncia, Adoração e Intercessão.

Quantas vezes na semana? Uma vez por semana (no mínimo).

Qual dia?  Sugerimos aos sábados das 20h às 21h (no mínimo).

E nos Cultos da Mocidade? Que a ênfase seja a Oração (este é nosso desafio).

Músicas sugeridas: Casa de Oração (Diante do Trono), Aviva-nos (Marcus Salles), Mergulhe (Cassiane), Últimos dias (Daniel Souza) e Vinho Novo (Koinonia).

O que devemos fazer quando estivermos reunidos? Louvor (hinos de consagração); Oração (joelhos, em grupos etc.); Leitura Bíblica; Imposição de mãos para enchimento e Batismo no Espírito.  


CLAMOR ESPECÍFICO: AVIVAMENTO


PEDIDOS: Retorno dos jovens desviados; Santidade; pela Vida Espiritual dos membros dos Ministérios de Arte (Louvor, Coreografia, Teatro); pelos Líderes de Juventude de todo o Estado; por uma Poderosa Manifestação de Deus em nosso meio; por Batismos no Espírito Santo; por Namoros saudáveis e santos; Salvação de muitos jovens; pela Obra Missionária; por Casamentos Abençoados para nossos jovens; pela Liderança da Juban Bahia; pela Unidade e Fortalecimento da Obra Batista Nacional. 

(Acrescentem a esta lista os pedidos que desejarem)


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


- Faça tudo em acordo com seu Pastor;

- Faça tudo com ordem e decência;

- Seja perseverante;

- Procure diminuir o ritmo das demais atividades na juventude e centralize a Oração;

- Dê mais tempo para a leitura da Bíblia;

- Seja criativo;

- Faça adaptações dentro da realidade de sua igreja;

- Não faça reuniões longas para que não se crie desmotivação (é bom lembrar que serão três meses de programação).


TEXTO BÍBLICO A SER ENFATIZADO:


Habacuque 3:2

“Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica”. (Versão Revista e Corrigida)


Senhor, ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo”. (Nova Versão Internacional)


“Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida”. (Edição Revista e Atualizada)


“No meio dos anos realiza a tua ação! No meio dos anos manifesta-a”. 
(Bíblia do Peregrino)


 “Faze agora, em nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado, para que nós também as vejamos”. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)


 “Nesta hora em que precisamos tanto da ajuda, ajude-nos novamente, como fez no passado! Mostre o seu poder, que pode nos salvar”. (Bíblia Viva)


O clamor de Habacuque é definido e preciso quanto ao que pede e quanto à ocasião para a qual pede. Revista Ultimato: “Essa súplica, feita pessoal e comunitariamente, pode provocar saudáveis reviravoltas no povo de Deus, desde que saia mais do coração do que dos lábios”.

RAZÕES PARA VOCÊ SE ENVOLVER?


1 – Eu entendo que os desafios apontados acima são reais;

2 – Eu compreendo que fui chamado por Deus para fazer a diferença em minha geração;

3 – Eu creio piamente no poder da oração em unidade;

4 – Eu também espero por um Reavivamento vindo dos céus sobre nossa juventude;

5 – Eu não posso fazer muito, mas posso fazer alguma coisa.


SE VOCÊ ACEITA ESTE DESAFIO, JUNTAMENTE COM A JUVENTUDE DA SUA IGREJA, CADASTRE-SE AGORA.


Pela Renovação Espiritual na nossa Juventude,

Pr. Nei

Salvador-BA, Janeiro de 2013.

ACESSE O LINK E CADASTRE-SE: